A paróquia

A paróquia de Bucelas coincide com a freguesia de Bucelas. A paróquia tem 4633 habitantes (2011). Bucelas tem por orago Nossa Senhora da Purificação. O pároco da freguesia detém a intitulação de prior. A Igreja de Bucelas, matriz desde 1522, foi sagrada em 23 de Janeiro de 1569 pelo bispo de Viseu D. Jorge de Ataíde, que a regera anteriormente. Uma Confraria dedicada ao Espírito Santo deteve em Bucelas um pequeno hospital/albergue, para assistência aos peregrinos e pobres. A principal festa religiosa celebra-se no terceiro domingo de julho em honra do Anjo Custódio da Nação portuguesa.
Além da Igreja Matriz, Existem na paróquia os seguintes lugares de culto:
– Capela de Nossa Senhora da Conceição (Freixial)
– Capela de Nossa Senhora da Paz (Bemposta)
– Capela de São Roque (Vila de Rei)

Missa

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Confissões

Celebrações

Domingo
09h30 Oração de Laudes
10h00 Missa na Igreja Paroquial de Bucelas

Quarta-feira
19h00 Missa na Igreja Paroquial de Bucelas

Sexta-feira
19h30 Missa na capela de Bemposta (quinzenal)
19h30 Missa na capela de Vila de Rei (quinzenal)

Sábado
18h00 Missa vespertina na capela do Freixial

Catequese

Catequese com crianças
A paróquia de Bucelas oferece catequese às crianças a partir dos seis anos de idade. Segue o programa nacional de catequese do 1º ao 6º catecismo. A primeira comunhão celebra-se no final do 3º catecismo e a Profissão de fé no final do 6º catecismo. 

Catequese com adolescentes e jovens
Os adolescentes com mais de 12 anos participam em grupos de catequese específicos para as suas idades. 

Formação

Catequese com adultos
Na paróquia existe um grupo de catequese de adultos que reúne quinzenalmente, às terças-feiras, pelas 21h30, na Igreja. 

Catequese para os Sacramentos de iniciação
Às quintas-feiras, pelas 21h30, na Igreja, reúne quinzenalmente, um grupo de preparação de adultos para o Batismo, Primeira Comunhão e Crisma. 

 

Ajude a paróquia

Pode ajudar a paróquia de Bucelas a desenvolver a sua missão através dos seguintes meios: MBway, Multibanco ou Transferência Bancária.
Escolha em opção para doação: Bucelas
Apoie a sua paróquia! Não deixará o Senhor de recompensar a generosidade.

Arte e história

A tradição local atribui a fundação da igreja matriz de Bucelas a uma lenda, segundo a qual foi devido ao aparecimento, em 1522, de uma imagem de Nossa Senhora da Purificação no local onde se situa actualmente a igreja, que esta acabaria por ser fundada. Embora a lenda situe a aparição da imagem nos primeiros decénios do século XVI, a igreja só viria a ser edificada na segunda metade da centúria.
Sabe-se que o corpo da igreja estava concluído em 1566, como atesta a inscrição sobre o portal lateral situado do lado do Evangelho, e em 23 de Janeiro de 1569 D. Jorge de Ataíde, bispo Viseu, sagrava a capela-mor. Uma lápide na sacristia, com a inscrição de 1573 indica possivelmente a data em que as obras do templo foram terminadas.
Embora apresente um modelo sóbrio a nível estrutural, a igreja matriz de Bucelas destaca-se por alguma erudição dos elementos decorativos, nomeadamente no exterior.
De linhas depuradas, a fachada encontra-se dividida em dois registos, com portal no primeiro e três janelas no segundo, que correspondem à disposição das naves. O portal, em arco pleno, é ladeado por duas colunas nas quais se apoia o frontão curvo. O modelo, de gosto serliano, repete-se no portal lateral. A capela-mor, de planta rectangular, possui cabeceira circular. Adossadas a este espaço foram edificadas a torre sineira e várias dependências utilitárias. Ainda no espaço exterior, junto à cabeceira, existe uma pedra tumular com inscrição, dedicada à memória de um homem romano falecido com 28 anos.
O espaço interior da igreja divide-se em três naves, marcadas por cinco tramos, com arcos plenos assentes sobre colunas toscanas. As paredes das naves laterais são decoradas por azulejos enxaquetados. O espaço da nave central é coberto por abóbada de berço decorada por pintura de brutesco seiscentista, que se estende ao intradorso dos arcos. Do lado do Evangelho foi aberto o espaço correspondente ao baptistério, e do lado da Epístola abre-se a escada que conduz ao coro-alto.
Junto ao arco da capela-mor foram edificados dois altares de talha dourada, de estilo nacional. O espaço da capela-mor é decorado por lambril de azulejos policromos, e quatro telas com moldura de talha. O retábulo-mor, também de talha dourada em estilo nacional, é decorado com sereias nas mísulas e as imagens dos Evangelistas nos justes das colunas, possuindo trono.
Do conjunto decorativo da igreja destaca-se ainda um grupo escultórico, guardado numa dependência anexa à capela-mor, um alto relevo provavelmente esculpido no século XV, representando a Descida do Espírito Santo, e figurando a Virgem e os Apóstolos. Este relevo é proveniente da capela do Espírito Santo, tendo sido deslocado do templo primitivo depois da destruição deste.
Em 1969 a igreja de Nossa Senhora da Purificação sofreu alguns danos, derivados do sismo que ocorreu na época, pelo que se procederam a obras de consolidação e reparação, nomeadamente das coberturas do templo e da torre sineira, da talha do altar-mor e da estrutura do trono, bem como de azulejos danificados.

Catarina Oliveira
GIF/ IPPAR/ 2005

Horário do Cartório

Em Bucelas
quartas-feiras: 16h30 às 18h30

Contactos da paróquia

Batismos e Casamentos

Em Bucelas
quartas-feiras: 16h30 às 18h30

Visitas
à Igreja

Marcação de visitas acompanhadas
Email: secretaria@jf-bucelas.pt

Batismo
Crisma
Matrimónio

Morada

Igreja Paroquial Largo do Espírito Santo
2670-655 BUCELAS

Email

paroquia.bucelas@gmail.com